sábado, 17 de maio de 2014

Somos Todos Ladrões?



Parece que foi ontem mas faz um pouco mais de 10 anos que eu era um voraz comprador de cds. Todos os meses eu comprava de 4 a 5 cds originais e a parte mais legal era que cada um funcionava como uma caixinha de surpresa. não entenderam? eu vou explicar.
 
 Por volta do ano 2000,  a internet ainda era algo movido a manivela, a maioria das pessoas usavam conexões discadas e baixar um cd, video ou filme era algo quase inimaginável.  Naquela época, para se ouvir algo, era necessário ligar o rádio ou então comprar o cd que era algo caro pra cacete. Só para se ter uma ideia, um cd em 2000 custava algo em torno de 20 reais e o salário mínimo era de 151,00. hoje um cd custa na faixa de 40,00 mas o salário é de 720,00. Se a proporção fosse mantida, um cd hoje custaria 110 reais. Mas deixando os detalhes financeiros de lado, o que eu quero expressar aqui é que era legal pra caralho comprar o cd de uma banda que você curtia e esperou 2, as vezes 3 anos para que saísse um trabalho novo. era mágico ver o encarte, as letras e ouvir as músicas novas pela primeira vez. Era quase uma terapia ir ao centro de Campinas e entrar na Metalmania para trocar ideia com o dono, pedir para ouvir os cds de bandas desconhecidas ou comprar aquele cd novinho do artista que eu curtia.
 
Em meados dos anos 2000, o preço dos pcs caíram, a banda larga começou a se popularizar e quase todo mundo passou a ter um computador em casa. Isso foi legal porque se popularizou a informação, o acesso ao conhecimento passou a estar disponível para quase todos e a uma velocidade incrível mas o que eu achei mais legal na época foi a possibilidade de fazer downloads. Pronto, a partir dai um mundo novo surgiu, conheci milhares de bandas que eu nunca teria acesso simplesmente porque lançam um cd lá na puta que pariu do cu do mundo e que jamais saberíamos da existência ou poderíamos comprar simplesmente porque são tão desconhecidas que ninguém conseguiria achar para importar.  Esse é o ponto mais legal dos downloads. é claro que eu ainda continuei comprado os cds das bandas que eu curtia mas de 4 a 5 compras por mês, a coisa se resumiu a 2 ou 3 por ano e aquela sensação legal de ouvir o cd pela primeira vez desapareceu pois quando eu comprava o cd, já havia ouvido todas as músicas umas 300 vezes no pc porque já havia baixado.
 
Eu comecei falando de musica e dos cds  mas isso se aplica a tudo: games, filmes, livros, programas e tudo o que pode ser baixado. Recentemente eu baixei ilegalmente o game Tomb Raider 2013 porque Tomb Raider é a minha série de games preferida de todos os tempos. Achei o jogo tão incrível que decidi comprar o original porque acredito que a empresa e os criadores do game merecem isso da minha parte mas o problema é que não achei o game para comprar para pc. Ok, encontrei na Steam mas cadê a mídia ? cadê a caixinha, o manual e etc ?  Sinceramente: entre comprar por download e baixar ilegalmente de graça, eu prefiro a segunda opção. Foi ai que eu me toquei que a mídia física para pcs praticamente inexiste por causa dos downloads. Naquele momento eu tive uma espécie de epifania e vi um futuro muito desanimador para o mundo.
 
Porque alguém iria gravar um cd, criar um game, fazer uma filme, escrever um livro, desenvolver um software se no dia seguinte ao lançamento ou as vezes até mesmo antes, milhares de pessoas já estariam baixando o produto ilegalmente e distribuindo sem pagar nenhum centavo para quem criou o produto em questão ?  Hoje nós ainda temos tudo isso porque nem todos sabem baixar ilegalmente, nem todos tem uma internet boa o suficiente e alguns tradicionalistas ainda curtem as coisas da forma antiga mas basta ver os números para se notar que as coisas estão mudando. Na minha cidade quase não existem mais videolocadoras, muitas lojas de cds fecharam e etc.  É claro que a indústria vem se adaptando para sobreviver mas o futuro será algo que me desanima completamente. Qual é a graça de comprar um livro por download ? qual a graça de ter um cd ou game mesmo que comprado legalmente mas não possuir a mídia física ?
 
Eu sou dono de um site de downloads ilegais de música e prefiro ver isso como um compartilhamento como se fazia nos anos 80 quando a pessoa gravava uma fita k7 e dava de presente para um amigo mas compartilhar um arquivo por download hoje seria como gravar milhares de fitas e distribuir para milhares de "amigos" ao mesmo tempo no passado. Coloquei amigos entre aspas porque nem todos são amigos, a maioria na verdade não da nem um muito obrigado para quem compartilhou e querem mais é que você se foda.
 
É, no final eu cheguei a conclusão de que somos todos ladrões. é fácil inventar desculpas e mentiras para enganar a nós mesmos quando sabemos a verdade. Por outro lado seria loucura acreditar que podemos voltar atrás, que podemos fazer as coisas serem como eram antes porque isso é impossível. Por tudo isso só me resta lamentar não ter nascido 3 ou 4 décadas atrás e estar me despedindo desse novo, louco e moderno mundo do futuro porque definitivamente eu sinto como se não pertencesse a nada disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário